domingo, 18 de janeiro de 2009

Quer um Templates para Você? Fale com a Áurea

Áurea Ribeiro. Engraçado que depois de tanto tempo visitanto seu Blog, nesta entrevista descobri seu nome inteiro, coisas de blogueiro.
Esse nome já é conhecido na Blogosfera. Quando alguém tem dúvida, quer um template para blogger ou um widget, logo vem a frase "Vá no blog da Áurea".
Bom, sem delongas vamos a entrevista que ela nos deu com a maior humildade e eu como fã dela agradeço de coração.

Notícias Blogosfera - Fora da rede de computadores o que Aurea faz?

Áurea - Sou farmacêutica e bioquímica, trabalho em drogaria como responsável técnica e dou assistência farmacêutica no balcão desde que me formei em 2003.

Notícias Blogosfera - E como aconteceu o Blog Templates Para Você em sua vida?

Áurea - Quando criei o Aukimia em fev/07 com a intenção de postar matérias de química quando estava dando aulas no ensino médio em 2007. Acabei por não postar quase nada de química. Como não gostava da aparência dos blogs prontos do blogger, queria criar algo meu, comecei a estudar XML e aprender sobre os códigos do blogger. Aí me apaixonei em criar templates. Foi quando criei o Templates para Você em set/07 para disponibilizar os templates que criava a medida que ia estudando sobre o assunto.

Notícias Blogosfera - Quais as dificuldades no começo em relação aos Blogs?

Áurea - Entender os códigos as tags, saber o que eram e como ficavam. Depois que entendemos isso fica tudo mais fácil.

Notícias Blogosfera - Você estudou programação web para desenvolver templates ou foi mais na base do mexe aqui, acerta ali, errei e vou tentar mais uma vez?

Áurea - Fucei tudo o que podia e o que não podia para entender e ainda tenho muito o que aprender. Errava, voltava, tentava e acertava, ainda erro e tento várias vezes. Meu irmão é web designer, mas não me ajudou muito porque eu não entendo nada de dreamweaver, hoje só entendo um pouquinho. O blogger é mais fácil e mais familiar.

Notícias Blogosfera - Quanto tempo tem seu blog e quais os benefícios pessoais e materiais ele te trouxe?

Áurea - O Templates para Você tem 1ano e 3meses.
Conquistei bons amigos, com quem posso contar e pedir ajuda sempre que preciso. A Ariane do Templates para Novo Blogger e a Cláudia do Blog-Memories me ajudaram muito no começo e ajudam até hoje, a Elke do Templates e Acessórios é ótima e as dicas do blogger dela me ensinaram muito, a Ju do Dicas Blogger, o Usuário Compulsivo, a Rô do Blog'Sphera, você Marcelo que foi uma boa surpresa saber que gosta do Templates para Você, é muito gratificante ensinar e ver que as pessoas estão gostando. Quanto aos benefícios materiais, já ganhei alguns poucos dólares com o adsense, ganhei mais pelo Imagens para Você. Mas preciso otimizar mais os anúncios e melhorar o conteúdo dos blogs para melhorar os ganhos, fica em torno de uns U$0,50 por dia. Pode melhorar, mas acabo por não ter muito tempo para isso. De qualquer forma ganho um pouco para fazer algo que adoro e que faria até de graça.

Notícias Blogosfera - Por que ensinar e disponibilizar, templates de graça? Como veio esta idéia?

Áurea - Me apaixonei por criar templates, é muito gostoso depois de entender os códigos, ver os resultados na web e ver funcionando algo que você criou ou modificou. Uma vez conversando com a Ariane ela disse que é viciante e é mesmo, concordo com ela. Ensinar... Porque gosto muito de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Tem coisa melhor que aprender algo novo? Sempre que ensino aprendo também é uma satisfação!

Notícias Blogosfera - Atualmente quantos blogs você administra e quantos projetos tem para o futuro?

Áurea - Tenho 3 blogs. O Templates para Você, o Imagens para Você onde disponibilizo imagens que colhi ao longo do tempo na internet e o Aukimia meu blog pessoal.
Pretendo criar um blog de auxílio para Farmacêuticos com material de pesquisa e material para auxílio no balcão da drogaria, usando minha experiência e de colegas ajudando outros da nossa profissão. Porque é barra, quando formamos não sabemos nem a metade do que a experiência nos dá.

Notícias Blogosfera - Sua opinião sobre o futuro dos Blogs no Brasil?

Áurea - Acho que o futuro dos Blogs é promissora. Desde que comecei a blogar - o que não tem muito tempo - até hoje, já vi vários blogs do mesmo nicho do Templates para Você serem criados, alguns muito bons. Se o Templates para Você é um blog que ensina algumas dicas e disponibiliza templates para o blogger cresceu e apareceram outros tantos, significa que há demanda e esta demanda mostra que mais e mais pessoas estão criando blogs e querendo aprender a mexer neles.

Notícias Blogosfera - Qual seu conselho para os iniciantes blogueiros?

Áurea - Eu me considero uma iniciante, porque tenho muito o que melhorar, mas já aprendi algumas coisas, que gostaria de falar.
- Não copie conteúdo de outras pessoas sem pedir ou relatar a fonte. Se você gostou do que outra pessoa escreveu e quer colocar em seu blog, diga quem o fez, esta também é uma forma da pessoa que teve o trabalho de criar o post se recompensada pelo seu trabalho.
- Concordo que muitos blogs de downloads são úteis, confesso que já usei alguns, mas começar desta forma num meio que está bem concorrido não tem graça nenhuma se você visa ganhar algum dinheirinho.
- Não polua o seu template com gifs que piscam demais, ou de forma que fique difícil ler seu conteúdo, cansa os olhos e a probabilidade de alguém navegar em seu blog todo rebuscado é menor do que se ele fosse mais limpo e leve. O meu blog não é tão leve, mas estou sempre tentando deixá-lo mais fácil.
- Encontre o que mais te agrada para falar sobre. Este é o seu nicho. Quando você escreve sobre o que gosta o adsense é apenas uma consequência do seu prazer.

Notícias Blogosfera - O que está fazendo neste momento?

Áurea - Apenas respondendo suas perguntas. Tenho que preparar o almoço para amanhã assim que acabar. Rsss...

Notícias Blogosfera - Quais sites visitou? link e porque da visita?

Áurea - Templates para Novo Blogger, Dicas Blogger, Blogger'Sphera, Usuário Compulsivo, Css Padrões e os meus blogs, Aukimia, Imagens para Você e Templates para Você.
Dei a passadinha básica de todos os dias para ver as novidades, mas como o tempo está curto foi só uma passadinha.

Notícias Blogosfera - O que andou assistindo?

Áurea - Fora A Favorita, não tenho assitido muita coisa, apesar de amar filmes, nestes dias desde que começaram as festas de fim de ano não tivemos tempo de assistir a quase nada. Estou sentindo falta de quietar e assistir alguns bons filmes.

Notícias Blogosfera - E por último, as músicas, o que tem ouvido? em que formato?

Áurea - Sexta ouvi Enya, Sábado Rock, teve uma reuniãozinha aqui em casa e só veio roqueiro como meu marido é um então imagina só... Apenas rock e algumas anos 80. Tudo em MP3.

Obrigada Marcelo.
Esta foi a primeira vez que dou uma entrevista na blogosfera e foi muito legal. Para mim foi um super incentivo para continuar a blogar e melhorar sempre.
Grande bjo,
Áurea

Eu que agradeço por você ter concedido um pouco do seu tempo para agraciar os leitores do Notícias Blogosfera.

4 comentários:

  1. Marcelo,
    Você acertou em cheio, a Áu é uma pessoa maravihosa, que eu admiro e respeito muito. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótima essa entrevista. A Áurea (tenho uma prima com o mesmo nome) é uma grande pessoa, e bloguera.
    As mulheres estão dominando a blogosfera... guarde o que estou dizendo, um dia isso tudo serão delas, auhauauh.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acho que farei uma visitinha a esta moça, assim, a Cris não terá tanto trabalho comigo!!! :)

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, esqueci de assinar como devia :)

    ResponderExcluir

Vai deixar seu comentário? Lembre-se que analizamos cada comentário e dependendo de sua criatividade, você poderá ser nossa matéria principal no futuro!
Assine sempre com seu OPenID para podermos ver o seu blog ou site.