quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Entrevista com Cintia do Planejando meu Casamento

O BestBlogsBrasil elegeu os melhores blogs do ano de 2008. Entre eles, na categoria Blog pessoais e contidiano, o blog Planejando meu Casamento ganhou com uma virada surpreendente.
Essa vitória expetacular teve fatos interessantes como: Ofensas, discusões asperas em comentários, entre outras coisas.
Mas antes de tudo, houve uma campanha muito bem elaborada pelo Blog vencedor.
Como na política, vence quem mais souber vender seu peixe, e Planejando meu Casamento fez o serviço muito bem.
Conheça agora a autora deste Blog em entrevista concedida aqui no Notícias Blogosfera.

Notícias Blogosfera - Em primeiro lugar parabéns pela vitória merecida. Qual a sensação de ser a vencedora na categoria Site Pessoais e Cotidiano?

Cintia - Obrigada! É muito gratificante. O blog começou como um projeto pessoal, sem muita pretensão. Em pouco tempo, o acesso cresceu bastante e comecei a receber um monte de e-mails de noivos e noivas de todo o Brasil pedindo opinião e dicas. Eu não imaginava as proporções que isso iria tomar! Levar o troféu do BBB é a cerejinha do bolo desse ano inteiro de blog e vai fechar meus preparativos com chave de ouro.

Notícias Blogosfera - Nos conte o que realmente aconteceu no último dia da votação? Quais palavras o Controle Remoto se referiu a seu blog e sua pessoa?

Cintia - Quando começou a última semana de votação, eu estava em 5º lugar, mas minha diferença para o primeiro lugar era de menos de 100 votos. Pensei que, considerando a média de 9 mil views por dia que estava tendo aquela semana no meu blog, era possível conseguir esses votos se eu me esforçasse um pouco. A partir daí, intensifiquei a campanha no blog, nos grupos de discussão de noivas, nas comunidades de casamento do Orkut, com meus amigos e minha família. Acho que apresentei bons argumentos porque, aos poucos, fui conseguindo os votos de que precisava e, em uns dois dias, consegui alcançar o primeiro lugar.

Quando faltavam uns dois dias para terminar a votação, passei no blog que estava em segundo lugar (o Controle Remoto) na intenção de deixar um comentário amistoso sobre o fato de estarmos num páreo duro (a diferença de votos naquele momento era ínfima). Para minha surpresa, me deparei com um post me atacando. O autor me acusou de fraudar o concurso, disse que tinha provas de que eu tinha passado a noite criando e-mails fakes e votando em mim mesma. Ele se referiu a mim por termos como "cidadã sem um mínimo de caráter e vergonha na cara", "comprovadamente safada" e "sem índole", caçoou do meu público e do meu conteúdo. Imagine como me senti.

Eu sou jornalista formada, trabalho há 4 anos com internet, há 1 com publicidade e sou blogueira desde 2003. Pela minha experiência e pelo retorno que recebo das noivas que me visitam, eu sei que tenho acesso ao meu público, que eu falo a mesma língua que elas. O que o CR não entende é que este é um blog de nicho, direcionado a um tipo de específico de público, que, por acaso, é também um público muito fiel. No PMC, as noivinhas sempre voltam e trocam dicas entre si, não é uma coisa que parte somente do blog pra elas, é como se fosse uma comunidade. É a isso que se deve o grande número de votos e não à criação de e-mails falsos. Acho que as pessoas deveriam conhecer melhor como funciona a internet antes de tirar conclusões precipitadas.

Notícias Blogosfera - Talvez não saiba, mas nomes de peso da Blogosfera criaram um movimento para que o seu Blog ganhasse? O que pensa em relação a está união de blogueiro em pro do seu Blog?

Cintia - Achei muito bacana. Minha primeira reação diante do ataque foi ficar triste porque o prêmio que eu estava tão feliz de ter quase conquistado parecia então uma causa perdida (o CR tinha incentivado seus leitores a criarem quantos e-mails falsos conseguissem para votar nele). Desabafei com alguns amigos pelo Twitter e fiquei muito feliz de ver esse movimento se formando.

Para mim, isso é mais uma prova de que a blogosfera está mudando rapidamente. Novos blogs estão surgindo e já não existe mais espaço para panelinhas. Isso é uma coisa que vem de dentro da blogosfera. Se você olhar para os resultados do BBB, vai perceber que há vários novos blogs conquistando espaço. Isso é bom para todo mundo, porque a blogosfera deveria ser um espaço para todas as opiniões e não para a mesmice.

Notícias Blogosfera - Visitando o Controle Remoto, constatamos novos post sobre Injustiça e Falsidade. O que acha que se passa na cabeça do seu Autor "Felipe"?

Cintia - Aquele blog é inundado de arrogância e prepotência, e isso é um veneno. Em todos os textos há um ar de superioridade em relação às outras pessoas; ele chega ao absurdo de se comparar a Leonardo Da Vinci. Mas no fundo, eu acho isso engraçado. Se um cara de 20 e poucos anos acha que não tem mais nada a aprender, eu só posso ter pena dele.
Por outro lado, isso reforçou minha idéia de que existe lugar para todo mundo na blogosfera, independentemente da classe social, da escolaridade, da religião e da ideologia. Todo mundo que sente que tem algo a dizer tem o direto de fazê-lo em um blog (até os idiotas). É a concretização da liberdade de expressão.

Notícias Blogosfera - Seus seguidores dizem que ele é inteligente, culto.. fodão. Não acha que ele deu um tiro no próprio pé?

Cintia - Certamente foi um tiro no pé. É errado tentar desmerecer um blog sem nem mesmo conhecê-lo. É um desrespeito ao trabalho de uma pessoa. Na minha opinião, isso é preconceito do mais puro e eu gostei de saber que a blogosfera concorda comigo.
.
Notícias Blogosfera - E agora quais os rumos do seu blog?

Cintia - O blog vai continuar a cumprir seu propósito: reunir dicas de planejamento de casamento para noivos e noivas que têm sonhos grandes e grana curta. É uma coisa que me dá prazer em fazer, ainda mais agora depois desse reconhecimento.

Notícias Blogosfera - Não sei se você já se casou, mas se já, quando vai mudar o nome do Blog para: Como foi minha Lua de mel

O casamento está bem perto, mas ainda não casei. Porém, mesmo após o casamento, o blog vai continuar como está, dando dicas e aproveitando os relatos de outras noivas... Além disso, estou preparando um novo blog, que deve estrear no mês que vem: o Blog da recém-casada :)

Notícias Blogosfera - Usuario Compulsivo, Blogosfera, CSS Padrões entre outros ajudaram na votação. Você conhecia esses Blogs?

Nem todos, mas senti que o apoio deles, de certa forma, validou meu blog, foi um reconhecimento de que eu faço um trabalho sério. Em um momento como aquele, foi bom receber o apoio de outras pessoas que se preocupam em fazer as coisas do jeito certo.

Notícias Blogosfera - Se pudesse voltar na sexta-feira passada o que diria para o Controle Remoto? E hoje o que diria para o Felipe?

Cintia - Sinceramente, não tenho nada a dizer a ele. Se ele preferiu me acusar publicamente, sem nem mesmo entrar em contato comigo, acho que não sou eu quem tem que tomar a iniciativa agora. Isso, para mim, é imaturidade. Não vou ficar dando lição de moral nele, deixa que a vida ensina o que for preciso.

Notícias Blogosfera - Para terminar sempre faço perguntas básicas. Quais sites andou visitando?

Cintia - Costumo freqüentar blogs de noivinhas e outros que serão úteis para minha nova fase de vida, como o Boa de Garfo e o da Casa Cláudia . Gosto também de ler blogs de publicidade, como o Blog de Guerrilha , para ficar por dentro do que rola no mercado.

Notícias Blogosfera - Último livro que leu?

Cintia - Minha Vida de Stripper, da Diablo Cody. Fantástico para derrubar preconceitos.

Notícias Blogosfera - O que anda assistindo?

Cintia - Adoro filmes clássicos. O último que assisti foi Um Dia de Cão, com o Al Pacino.

Notícias Blogosfera - E quais músicas anda ouvindo e em que formato?

Cintia - Agora, Amy Winehouse e, sempre, Los Hermanos. O formato que eu mais gosto é o DVD.

No momento que publicamos está entrevista, Felipe do Controle Remoto respondeu a nosso e-mail para dar sua versão sobre os fatos ocorridos. Aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário

Vai deixar seu comentário? Lembre-se que analizamos cada comentário e dependendo de sua criatividade, você poderá ser nossa matéria principal no futuro!
Assine sempre com seu OPenID para podermos ver o seu blog ou site.