quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Direito Integral, blog de utilidade pública

Um Advogado atuante na Blogosfera. Conheci Amilcar em um grupo de discusão sobre Blogger/Blogspot e desde então venho acompanhando seu empenho em melhorar seu blog e de ajudar outras pessoas.
Quando o Google puniu vários sites de uma vez só, Amilcar nos orientou pelos caminhos do entendimento das diretrizes do sistema.
Graças a ele muitos voltaram à aparecer na lista de busca do Google.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esta pessoa, que eu particularmente devo muitos OBRIGADOS.

Notícias Blogger - Olá Amílcar tudo bem? Diga qual
sua profissão e onde reside?

Amilcar - Olá a todos. Tudo ótimo,
obrigado pelo interesse. Sou advogado e resido em Curitiba/PR. Ao que tudo indica a presente entrevista será lida por “blogueiros”, então cuidarei de formular as respostas tomando em consideração esse ponto; desenvolverei aqueles aspectos que, espero, interessarão ao seu público.

Notícias Blogosfera - Há quanto tempo bloga e como começou o interesse nesta mídia?

Amilcar - Origem e Preocupação Exclusiva com o conteúdo.
Criei o blog em 2007, porque as mensagens que escrevia no orkut recebiam, invariavelmente, excelente acolhida; notei, também, entre profissionais e estudantes (sobre o público do blog vide, infra, n.3) boa quantidade de dúvidas, muitas das quais não estavam (e não estão) respondidas na internet ou mesmo em livros. As diversas limitações do orkut (v.g. edição, organização e etc.) impunham a adoção de outra plataforma, e a oferecida pelo blogger/blogspot1 foi a que adotei, sem maior reflexão.

Um erro e meu interesse pela mídia.

Em determinado momento, subitamente o número de visitantes do blog baixou a zero. Supus que houvesse desaparecido o interesse dos usuários pelos temas nele versados e abandonei-o. Em meados de 2008, notei que o “adsense”2 registrara cliques desde então, a despeito de as estatísticas do “analytics”3 continuarem a não indicar quaisquer visitas. Assim, pus-me a investigar o que ocorrera, e descobri que durante uma mudança de “template” o “código” do “analytics” havia sido deslocado do local correto em que antes se encontrava. Relato esse episódio na esperança de que sirva de exemplo aos seus leitores.

Observe que o problema não deveria ter ocorrido, porque a migração foi entre “templates” oferecidas pelo próprio blogger no painel. De qualquer modo, declarei morto um blog que estava vivo. Sorte não tê-lo cremado (deletado). Desde então, venho dispensando-lhe a atenção devida, e aí nasceu o meu interesse pela mídia.
Até a "ressurreição" do defunto preocupava-me somente o conteúdo, e não o meio por que o veicularia. A figura a seguir, creio, permitirá apreender os planos a que me refiro, com a vantagem de dispensar-me de recorrer a outras funestas metáforas:





Créditos imagem: http://www.dailyblogtips.com/what-is-a-blog/

Continente e Conteúdo. Que é um blog4?

Há um problema que talvez interesse aos seus leitores, e é o de que a depender da definição5 que se dê ao termo "blog"6, “Direito Integral” e outros tantos não se subsumirão a ela.
Quem entenda, por exemplo, que a exibição das mensagens em estrita ou predominante ordem cronológica inversa seja essencial a um blog terá dificuldades em enquadrar nessa categoria os que mitigam ou abolem por completo tal modo de organização (via, v.g., certos templates estilo magazine).
Quem, por outro lado, creia consistir o elemento diferenciador em uma "voz própria” esbarrará em obstáculo semelhante, dado que inúmeros supostos blogs não a possuem, e outros meros “sites” a têm. Já invocar como discrímen a formação de (ou a participação do autor em) uma "comunidade"8, além de deparar-se com os mesmos óbices, peca por tomar o exterior e acidental por essencial e permanente. Seria o mesmo que pretender identificar um livro a partir da existência de leitores ou da participação do escritor em determinada agremiação. A obra pode ser considerada bem ou mal sucedida segundo esses parâmetros, mas jamais definida com base neles.

Vamos a um exemplo. Se observarmos esse “site”9, notaremos ser muito fácil transpô-lo exatamente para o blogger/blogspot ou para o wordpress, podendo também o autor, a seu critério, permitir comentários dos leitores. A simples migração transfigurá-lo-ia, ipso facto, em um blog? Se negativa a resposta, o que então teria o condão de consumar a mutação? Ou, antes, já se trata de um blog, e não de um site? Espero que a pergunta provoque a reflexão dos leitores.

Relevância Prática

Tais observações têm não pequena relevância prática. Pude, por exemplo, examinar as estatísticas de vários
"blogs" que talvez não devessem ser assim denominados, e encontrei não poucos bem sucedidos (aferindo-se o "sucesso" com base no número de visitantes). Assim, é importante ter presente a existência de inúmeras outras possibilidades e arranjos além daqueles usualmente preconizados. Os adotados pelos mais populares não serão, necessariamente, os que melhor atenderão às necessidades e objetivos do autor.
Muitos têm descurado desse ponto, enquanto outros (inclusive “famosos”), silenciosa, mas visivelmente, têm efetuado mudanças bastante expressivas em seus “blogs”.

Notícias Blogosfera -Seu blog fala sobre direitos e deveres, certo? Qual a receptividade do público online?

Amilcar - O blog trata dos temas desde o ponto de vista do operador jurídico, não do jurisdicionado (exceção feita a um texto). Os que não pertencem, portanto, à confraria dos cultores da ciência do direito, dificilmente obterão algum proveito visitando-o. Imagine que um cirurgião ortopédico criasse um blog e nele escrevesse sobre a sua arte tal como a compreendem os seus pares e tal como a descrevem os textos dos livros técnicos. De pouca valia seria ao paciente o contato com informações redigidas em linguagem que lhe pareceria hermética. Faço algo próximo disso. Nada obsta a que as coisas mudem de figura no futuro (vide, infra, n.4 ,”O papel do domínio..”), mas não cogito a alteração.

Quanto ao público, tenho testemunhado, exceção feita a dois períodos - o em que o blog foi “punido”, e o em que o Google fez ajustes em seu algoritmo -, o “crescimento exponencial”10 descrito por Darren Rowse.

Seleção do Público, Monetização
Direta e Indireta.


Aos seus leitores talvez interesse refletir sobre a questão de saber se essa é, ou não, financeiramente, uma boa estratégia. Há que considerar o problema em dois distintos planos, a saber: o da “monetização direta” e o da “indireta”.

“Monetização Indireta”. A alguém que pretenda, por exemplo, angariar clientes, dificilmente seria recomendável inspirar-se em Direito Integral. Se um ortopedista deseja "blogar" para conquistar novos pacientes, terá de cuidar dos temas considerando, v.g., o conhecimento do leitor que deseja atrair, e o que ele provavelmente digitará no Google a respeito.

“Monetização Direta”. Embora esse método seja, salvo melhor juízo, o mais recomendável para um blog que se disponha a dar aos assuntos tratamento semelhante ao que lhes confiro, haveria nichos mais lucrativos para adotá-lo. Não me estenderei sobre o ponto, porque a entrevista ficaria demasiadamente longa.

Notícias Blogosfera - Sabemos que direitos e deveres abrangem uma grande gama de temas. Seu blog é especializado em algum segmento ou trata de todos os assuntos?

Amilcar - O primeiro seccionamento (vide n.3, supra) é o de público e o segundo é o de temas. Até agora tenho abordado predominantemente as reformas da legislação processual civil e os julgamentos do STF. Pretendo ampliar os assuntos em 2009.

O papel do Domínio na Redefinição de Temas e de Público.

Aos “blogueiros “ convém destacar o papel que pode desempenhar o domínio na eventual ampliação ou redefinição do conteúdo ou público do blog. Se, por exemplo, em lugar de “direitointegral.com” eu houvesse escolhido “direitopenal.com” isso limitaria as disciplinas que seria recomendável nele abordar. Se, de outro lado, tivesse optado por “casadoadvogado.com”, ver-me-ia a coarctado a cuidar dos temas segundo determinada óptica, afastando o público leigo e talvez os demais operadores jurídicos.
Assim, também por isso é relevante a eleição do domínio.

Notícias Blogosfera - Tem colaboradores ativos no seu Blog?

Amilcar - Não.

Notícias Blogosfera - Planos para 2009 para o Blog? Algum tipo de mudança drástica?

Amilcar - As primeiras modificações tiveram lugar nos últimos dias de 2008, com: (a) a alteração do “layout”; (b) a adoção de um “logo” originalmente concebido pela CSS Padrões e; (c) a “parceria” entre o blog e o maior site jurídico do país15.

Pretendo criar um “subdomínio” para disponibilizar resumos de livros e outros textos a que por falta de tempo não possa dar tratamento aprofundado no blog principal e assim dispor também de uma área em que possa testar inovações no layout.

Há dois outros planos que me refrearei de anunciar porque dependem de que terceiros provejam os recursos (arquivos, material de consulta etc.) para executá-los. Talvez só sejam concretizados no segundo semestre ou em 2010.

Nenhuma mudança drástica em vista.

Notícias Blogosfera - Entre as perguntas enviadas através de comentários, tem alguma que ainda não soube responder?

Amilcar - Não. Estou, porém, agora, às voltas com um problema cuja pormenorização não interessará aos seus leitores, e que por isso apenas sucintamente relato. A despeito de o blog (até aqui) não se dirigir aos leigos (vide, supra, n. 3), por vezes têm eles formulado “consultas” a que, por vedação legal, não posso responder.

Notícias Blogosfera - Qual sua visão para o futuro dos Blog no seu nicho?

Amilcar - Prognóstico x Diagnóstico.

Qualquer exercício de futurologia, para obter no território da seriedade foros de cidadania, deve considerar os objetivos concretos (infere-se do que se apontou, supra, n.3, que as aspirações em abstrato podem ser não apenas diversas, como mutuamente excludentes16) e “coordenadas” específicas de determinado blog . Infelizmente, em mais de um setor, não apenas prognósticos são traçados, mas tratamentos são prescritos, sem que se haja tomado a elementar cautela de diagnosticar-se o paciente. É mania nacional de que não nos livraremos proximamente, e eis aí uma previsão que não me acanho de formular.

Impossibilidade de prognóstico para “Nichos”. Equivocidade do Termo e Influência de outras variáveis.

Não se pode tomar de empréstimo, para levar a bom termo semelhante lucubração, os critérios de segmentação adotados, por exemplo, na eleição em curso no “Best Blogs Brazil”.
Ademais, os “nichos” - ao menos na acepção em que os vejo usualmente empregados - são antes fontes de confusão que de esclarecimento. (a)Um blog sobre moda feminina e (b) um blog sobre moda para senhoras da terceira idade que gostem de trajar “roupas jovens” possivelmente concorreriam na mesma “categoria” em um certame como o do “BBB”, mas vistas as coisas mais de perto - como, aliás, convém a qualquer boa análise -, no primeiro caso temos uma delimitação temático (moda)-demográfica (sexo feminino) mais abrangente que a do segundo (“moda jovem” para pessoas da terceira idade do sexo feminino). Se acrescentarmos a isso o fato de que o proprietário de um blog pode desejar vender roupas diretamente aos clientes e que o titular de outro talvez pretenda simplesmente valer-se de programas como o “adsense”, da conjugação dessas variáveis decorrerão diagnósticos distintos e consequentemente prognósticos diversos, quiçá antagônicos. Assim, v.g., na hipótese de venda de “roupas jovens” a senhoras da terceira idade, consistindo o público em “aposentadas” (possivelmente viúvas), a existência de renda previdenciária autorizaria a supor que pequenos seriam os efeitos da crise mundial sobre as transações. Só à custa de mutilar-se canhestramente a realidade, portanto, é que se pode de antemão proclamar ser uma só a sorte dos protagonistas de enredos substancialmente heterogêneos.

Algumas considerações sobre o presente. Blogs e “Marketing Jurídico”

Uma ou duas considerações a respeito dos blogs de escritórios de advocacia que tenho visitado virão possivelmente a calhar. Abster-me-ei de mencioná-los porque não convém invocá-los à guisa de maus exemplos sem antes contatar os seus proprietários.

Conquanto nominalmente destinem-se tais blogs a servir de instrumento de marketing dos escritórios, concretamente são como barcos à deriva, que partiram do nada para chegar a lugar nenhum. Nem atraem o “público-alvo” por intermédio dos mecanismos de busca (v.g. Google) dado não veicularem palavras-chave que se prestem a esse mister, e nem “reforçam a imagem” da banca, posto somente reproduzirem notícias, frequentemente em termos técnicos incompreensíveis aos potenciais e atuais clientes.
A afirmação possivelmente parecerá inverossímil - talvez até incrível - aos seus leitores, dada a familiaridade dos “blogueiros” com essas ordens de problemas, absolutamente estranhas, contudo, aos advogados, que aconselhados a criar um blog, mas desprovidos das mais rudimentares informações a respeito de seu “funcionamento”, publicam ali o que lhes parece mais interessante (já ia escrevendo “o que lhes dá na telha”) sem tomar em consideração as mencionadas variáveis e objetivos.

O Despreparo.

O problema que venho de apontar leva-me a assinalar que, postas entre parênteses as especulações sobre o futuro, não estamos os operadores jurídicos à altura das oportunidades presentes. Deixo claro que não me manifesto na condição de juiz; presto, antes, confissão sentado no banco dos réus, no-lo comprova o (permita-me o eufemismo) “equívoco” relatado supra, n.1.

Notícias Blogosfera - O que tem lido ultimamente?

Amilcar - Divido as leituras em profissionais, formativas e diversas. Quanto às primeiras, dificilmente interessarão ao seu público, e por isso averbo somente que as áreas em que atuo impõem-me compulsar dois livros por semana.
As segundas abrangem obras capazes de modificar substancialmente a osmovisão de quem as lê. Somente as menciono quando, em conversas particulares, confidenciam-me um problema que elas talvez possam ajudar a esclarecer ou solucionar.
Há várias listas, inclusive na internet18, e não errará quem iniciar pela de “Como ler um livro”, de Mortimer Adler, que traz, também, explicações claras a respeito do tema a que ora sucintamente aludo. As últimas geralmente compreendem uma miscelânea de assuntos assistematicamente estudados. Em 2009, todavia, aproveitei o “desafio” divulgado por Susan Wise Bauer19 para organizá-las segundo os temas a que se referem, e iniciei pela Vida Intelectual e Técnicas de Estudo (Study Skills). Quem tiver interesse em vê-las, consulte:

INSERIR LINK PARA LISTA DE LIVROS.

Pretendo incluir os respectivos “fichamentos” e atualizá-la periodicamente para refletir o estado atual em que me encontro em relação ao “desafio”. Estejam, também, os seus leitores, à vontade para sugerir-me outros trabalhos.
Uma observação final é a de que abominei os “audiobooks” até o momento em que, ante a falta do respectivo livro, vi-me forçado a ouvir o primeiro. Não sei como andam as coisas em português, mas a quem souber inglês aconselho a que não se prive da experiência por preconceito, acautelando-se apenas quanto às versões “abridged” (resumidas). Deve-se, sempre, recorrer às completas (“unabridged”).

Notícias Blogosfera - Blogs que visita regularmente?´

Amilcar - Graças ao RSS acompanho uma enorme quantidade de blogs. Eis os que, suponho, mais interessarão ao seu público:

http://www.problogger.net/.
http://www.dailyblogtips.com
http://www.copyblogger.com
http://www.seomoz.org/blog
http://dicasblogger.blogspot.com
http://templatesparanovoblogger.blogspot.com
http://csspadroes.blogspot.com
http://bloggersphera.blogspot.com
http://usuariocompulsivo.blogspot.com
http://www.mattcutts.com
http://www.seroundtable.com/

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