sábado, 17 de janeiro de 2009

Luís Valério, jornalista e um apaixonado por blogs

Um apaixonado por blog. É assim que o jornalista e blogueiro, Luiz Valério, se define. Com uma história de vida peculiar, o menino que foi desenganado pelos médicos acabou por se tornar um rato de internet - como ele mesmo se define - e um blogueiro que usa a mídia blog para discutir política. Formado em Letras com Especialização em Comunicação Social e Novas tecnologias, o nosso entrevistado vê a mídia blog como um instrumento que pode ajudar a construir a cidadania numa democracia ainda em formação como é o caso do Brasil.

O tema blog, assim como as redes sociais na web, se transformaram no objeto de estudo deste blogueiro de 34 anos, nascido em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O seu ingresso na blogosfera se deu em 2003 e, desde então, ele diz já ter criado mais de uma dezena de blogs. No entanto, mantém com dedicação e paixão o seu blog Política com Pimenta, no qual escreve sobre os bastidores do poder. Vivendo na Amazônia, uma região estratégica do planteta, Luiz Valério observa o mundo através da web e escreve suas impressões na sua página pessoal. Ultimamente tem se dedicado ao estudo da mídia blog como instrumento de marketing. Leia, a seguir, a íntegra da entrevista:


Notícias Blogosfera - Vamos começar do começo: onde nasceu, como foi a sua infância, o que o levou ao jornalismo?

Luiz Valério – É uma longa história, mas vou tentar ser sucinto. Nasci no interior do Ceará, numa cidade conhecida mundialmente chamada Juazeiro do Norte – terra do mito religioso Padre Cícero Romão Batista. Vim ao mundo às seis horas do dia 11 de maio de 1974. Era um dia das mães. Minha infância foi um pouco diferente. Tive problemas de saúde logo nos dois primeiros anos de vida. Os médicos desenganaram a minha mãe, dizendo que ela “podia entregar minha alma a Deus”, que para mim não tinha mais jeito. Era uma doença esquisita, uma mistura de paralisia infantil com desnutrição, sei lá... Os médicos nunca deram um diagnóstico completo. Sei que fiquei sem andar, perdi parte dos meus movimentos, vivia deitado, não comia nada além de peixe, uma dificuldade total, muito trabalho para a minha mãe, dona Francisca. Mas ela, guerreira como sempre, não desistiu de mim. Na omissão dos médicos, ela recorreu ao seu lado religioso e fez uma promessa exatamente com o Padre Cícero - coisa de mãe nordestina, católica fervorosa ... Depois de um tempo, comecei, inexplicavelmente, a apresentar sinais de recuperação. Os médicos ficaram boquiabertos. Hoje estou aqui para contar a história. Não sei se foi milagre. Mas não duvido. Aprendi a não acreditar em tudo, mas também a não duvidar de nada.

Notícias Blogosfera - E o jornalismo?



Luiz Valério - Quanto ao jornalismo, aos 11 anos, já recuperado da doença, uma criança normal, eu disse para a minha mãe pela primeira vez que queria ser “o homem do rádio” (radialista). Essa idéia nunca mais me saiu da cabeça e tudo o que fiz desde então foi me preparar para a profissão. Li muito, fiz muito exercício para me desinibir, pois era muito tímido. E, finalmente, em 1995, depois de fazer um curso técnico de nível médio para radialista, estreei numa rádio pequena de um município vizinho à minha cidade: a Rádio Cetama, de Barbalha. Comecei como repórter esportivo. Em 1997 foi convidado para ser repórter de um jornal regional que abriu na cidade vizinha, o Crato, e não parei mais. Fiz o curso de Letras, o que me ajudou muito como jornalista, e depois me especializei em Comunicação Social e Novas Tecnologias.

Notícias Blogosfera – Até aí nada de blog, de internet ou assuntos ligados a novas tecnologia na sua vida?

Luiz Valério – Até então nada. Tive meus primeiros contatos com a internet em 1998, na redação do jornal no qual passei a trabalhar no ano anterior. Fiquei fascinado com a possibilidade de poder fazer pesquisas online, de ter todo o conteúdo na tela do computador. Aí, abri minha primeira conta de email, comecei a assessar sites com conteúdo mais elaborado, como o antigo No.com, que posteriormente virou o Nomínimo.com, e que depois foi desativado pelo fato dos seus editores não ter como manter o projeto. Aí veio o meu contato com a blogosfera...

Notícias Blogosfera – A propósito, quando surgiu o interesses por blogs?

Luiz Valério - Olha, Marcelo, em 2003 tive o meu primeiro contato com um blog. Era a página de um amigo jornalista, o Nei Costa, (o Zhuada) e fiquei fascinado com a possibilidade de ser meu próprio editor, de não ter meus textos podados por uma outra pessoa. Logo tratei de criar um blog para publicar notícias ou minhas impressões pessoais sobre os fatos que cobria para o jornal no qual trabalhava como editor de política. Desde então, acho que já criei mais de uma dezena de blogs. Mas o Política com Pimenta tem me acompanhado ao longo desse anos. Ele é o meu xódo.

Notícias Blogosfera - Qual a sua linha como blogueiro?

Luiz Valério - Desde o meu tempo de estudante secundarista, eu sempre tive uma veia muito crítica no que diz respeito à política. Eu editava o jornal da escola e escrevia as matérias políticas e os editoriais. Até que o prefeito da cidade mandou o diretor da escola interromper a publicação do jornal, pois era uma instituição municipal, devido ao tom crítico do material. Ou seja, fui censurado. Eu utilizava o jornal para falar de política, entende? Daí, quando entrei no mundo do jornalismo, acabei por me tornar repórter político. Como blogueiro, então, sigo essa mesma linha. Na verdade tenho um interesse sobre muitos assuntos, mas o foco do meu blog é a política. Busco publicar o que a imprensa convencional não pública. Com o meu blog, procuro mostrar o lado oculto da política partidária, o jogo do poder, as armações, as puxadas de tapete, enfim. Daí o nome do blog: Política com Pimenta.

Notícias Blogosfera -Mas você ultimamente tem escrito alguns artigos sobre blog corporativo, fidelização de clientes através de blog... Como você ingressou nesse universo do blog marketing?

Luiz Valério - Foi uma coisa natural. Na verdade, quando ingressei no curso de Especialização em Comunicação Social e Novas Tecnologias, eu já tinha em mente de desenvolver o meu trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre o blog enquanto instrumento de democratização dos processos de comunicação. Então comecei a pesquisar muito sobre o tema. Comprei livros, encontrei artigos científicos a respeito, lí muitos metablogs, enfim, fui construindo o meu conhecimento sobre o assunto. Acabei por chegar no tema blog corporativo ou blog marketing, uma derivação do uso do blog como instrumento de comunicação pessoal ou mesmo do seu uso na área jornalística. Foi outra paixão. Tenho lido muito a respeito e gosto muito do tema. Tenho alguns amigos blogueiros que não aceitam o uso do blog com essa finalidade de instrumento de marketing. Acham que o blog deve ser um canal de livre expressão, sem objetivo de lucro. Eu, de minha parte, considero válido usar uma mídia revolucionária como o blog como instrumento de diálogo humanizado com os clientes de uma empresa. Porque não? Então, tenho estudando muito e agora escrito muito sobre isso. No duro, no duro, tudo que se refere à comunicação me apaixona.

Notícias Blogosfera - Na sua opinião, qual o futuro dos blogs?

Luiz Valério - Posso te dizer apenas que os blogs são a mídia do século XXI. Acredito que o fenômeno blog está longe de ser uma moda. É algo que veio para ficar. Claro que já tem alguns profetas vaticinando o fim da era blo que os microblogs é que vão dominar a cena etal, mas acredito que ainda vai levar algum tempo, algumas décadas para a força da mídia blog ser suplantada. Claro, haverá uma evolução natural. Certamente, surgirão outros mecanismos, outras plataformas de comunicação, mas o blog terá o seu lugar na web ainda por muito tempo.

Notícias Blogosfera - E quanto aos microblogs?

Luiz Valério - Acho que se trata apenas de uma derivação da plataforma que ajuda a criar outras redes de relacionamento. Eu como rato de internet, não abro mão de experimentar e entrar nessas rede. Além dos dois blogs que mantenho, de colaborar com o seu CSS Padões, etc. Ainda tenho o meu Twitter, onde posto com freqüência. Acho inevitável estar presente e experimentar essas novas formas de comunicação que a web oferece.

Notícias Blogosfera - Parece que todo esse universo exerce uma certa paixão sobre você...

Luiz Valério - Com certeza. Ao mesmo tempo em que participo como blogueiro, twiteiro, etc, sou um estudioso dedicado de tudo o que diz respeito à blogosfera e às redes sociais. Acho tudo um grande barato, sou fascinado mesmo. Tento entender todos os processos. É algo de que gosto e que procuros ser um colaborador para o seu uso de forma útil. Aliás, em todos as minhas intervenções na web busco contribuir para a prática da cidadania. Acho que só assim tudo faz sentido.

Notícias Blogosfera - O que tem feito?

Luiz Valério - Meus dias são preenchidos com muito trabalho e leituras. Como jornalista, tenho que me manter informado sobre muitos assuntos. Então, me divido entre o meu trabalho como acessor de comunicação e assessor parlamentar, os planejamentos para as aulas no curso de jornalismo e elaboração de artigos para os blogs que mantenho. Sou fascinado por livros e estou sempre pesquisando títulos interessantes para a minha leitura diária.

Notícias Blogosfera - Quais sites tem visitado?

Luiz Valério - Desde quando entrei no mundo blogger, tenho dado preferência à leitura de blogs a sites de notícias ou jornais impressos. Procuro sempre ler blogs de temas diversos, desde blogs políticos até blogs sobre tecnologia. Então, são leitura obrigatória o Blog do Noblat, Cardoso, Interney, César Valente, CSS Padrões, Mino Carta, Bob Fernandes, Usuário Compulsivo, Dicas Blogger, Imprensa Marrom, entre outros. Começo a navegar na web e acabo enveredando num labirinto de leituras que sempre me leva a descobrir cada vez mais blogs interessantes.

Notícias Blogosfera - O que anda assistindo?

Luís Valério - Confesso que tenho lido mais do que assistido qualquer coisa. Mas, sempre que posso, busco bons fimes - quer sejam nacionais ou estrangeiros - para ver. Ultimamente tenho visto filmes como Zodíaco, Zuzu Algel... Gosto muito de filmes de ação, ou com temática jornalística, ou de suspense, enfim, gosto de tudo um pouco. Mas confesso que tenho me dedicado muito pouco a ver filmes.

Notícias Blogosfera - E as músicas, o que tem ouvido e em qual formato?

Luís Valério - O formato MP3 facilitou muito a nossa vida. Então quer seja no ipod, numpendrive, ou no PC ou notebook o formato MP3 é o mais utilizado por mim. Gosto muito de Hip hop, rock, MPB... Não tenho um estilo preferido. Ouço um pouco de tudo.

Luís Valério tem muito a nos dizer sobre o mundo político e da blogosfera, então visitem seu Blog para conhecer melhor seu modo de pensar e ver as coisas.

0 comentários:

Postar um comentário

Vai deixar seu comentário? Lembre-se que analizamos cada comentário e dependendo de sua criatividade, você poderá ser nossa matéria principal no futuro!
Assine sempre com seu OPenID para podermos ver o seu blog ou site.