segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Paulo Faustino do Fique Rico em entrevista

Quando comecei a pensar em blog, encontrei um, que realmente me chamou à atenção. O Fique-Rico.com me chamou atenção, não pelo conteúdo, primeiramente, mas como, seu autor, escrevia de forma clara, divertida e com uma gramática de dar inveja.
Depois comecei a lê-lo por motivos óbvio, conteúdo de extrema qualidade.
Paulo Faustino tem esse dom de prender sua audiência, com assuntos relevantes e de suma importância, para quem está pensando em ter um blog.
Sucesso incontestável, o fique-rico, matém através de seu autor, a humildade de ínicio. Tanto é verdade que Paulo Faustino nos concedeu essa entrevista.
Fico muito honrado e espero que vocês todos apreciem esse grande ProBlogger.

Notícias Blogosfera - Estamos felizes por ter aceitado dar aos nossos leitores, algumas informações sobre você. Onde mora, e hoje, qual sua profissão?

Paulo Faustino - O meu nome é Paulo Faustino, vivo na pacata cidade de Leiria, a cerca de 130km da capital Lisboa, em Portugal. Actualmente não tenho bem uma profissão definida. Faço um pouco de tudo, o que significa escrever em blogs, ser webmaster, ser freelancer, ser account, entre outras coisas. Desenvolvo um pouco de tudo na internet, e não me limito a ser uma única coisa.

Notícias Blogosfera - Em que momento da sua vida pensou em criar o Fique-Rico.com?

Paulo Faustino - O Fique-Rico surgiu no ínicio do ano de 2008, altura em que comecei a construir a minha rede de projectos online, realmente sólidos e de qualidade. Já tinha experienciado várias coisas desde 2004/05, mas nunca me tinha dedicado a 100% e somente à internet. Nessa altura senti que era importante construir um projecto de futuro, com alicerces de qualidade, o qual ajudasse os outros, ao mesmo tempo que me ajudaria a desenvolver a minha escrita, a minha personalidade, a minha motivação e o meu conhecimento, claro.

Notícias Blogosfera - A idéia de falar sobre rentabilização de sites e blog, veio de experiências anteriores?

Paulo Faustino - Já faço rentabilização de sites há algum tempo, bem antes de ter começado o Fique-Rico. Na altura trabalhava essencialmente com Adsense e programas de afiliados em áreas específicas. Embora hoje faça uma rentabilização muito mais abrangente e pormenorizada, naquela altura achei que seria interessante começar a falar de alguns conceitos que hoje em dia passam a ser senso comum.

Notícias Blogosfera - Sinceramente, no Brasil, na sua opinião, existe chance dos blogs renderem uma renda para um individuo sobreviver?

Paulo Faustino - O Brasil é um mercado com um enorme potencial, e também uma das razões pela qual gosto tanto de trabalhar com ele. Além de serem 40 milhões de internautas, um valor muito superior ao de Portugal, o Brasil é ainda um bébe no que concerne à internet. Há muito para aprender, para ensinar, e obviamente, muito dinheiro. Penso que qualquer individuo com o mínimo de conhecimento numa determinada área, tem todas as qualidades para se tornar no próximo problogger.

Notícias Blogosfera - O que os blogueiros fazem de errado em relação a rentabilização de blogs?

Paulo Faustino - Um dos erros mais comuns é tentar rentabilizar um blog sem antes receber visitantes. O segundo erro é cobrar valores ridiculos pela publicidade, quando na verdade o blogueiro deveria estar preocupado em marca a sua posição e construir um estatuto. O terceiro erro prende-se com a má gestão das opções de rentabilização disponíveis. No Fique-Rico tento direccionar os leitores para algumas técnicas e formas de rentabilização que realmente funcionam, pelo que aconselho sempre a leitura do blog.

Notícias Blogosfera - Seu público se concentra mais em Portugal, ou o Brasil colabora de forma significativa na sua audiência?

Paulo Faustino - O Brasil corresponde actualmente a cerca de 60% do tráfego do blog, um valor bastante superior ao de Portugal.

Notícias Blogosfera - Quem hoje procura saber sobre, ganhar dinheiro com blogs, chega com certeza no Fique-Rico. Como conseguiu essa popularidade?

Paulo Faustino - O Fique-Rico tornou-se popular rapidamente, muito graças ao investimento inicial que foi feito na promoção do blog, em Portugal, e mais tarde no Brasil através das redes sociais. Redes como o Dihitt, o DigaCultura, o Uêba e outras, contribuiram muito para o sucesso que o blog tem hoje. Aliado a isso, está uma boa estratégia ao nível da optimização para motores de busca, que faz com que estejamos quase sempre nas primeiras páginas do Google.

Notícias Blogosfera - Já esteve no Brasil e senão, quando pretende conhecer seus conterrâneos?

Paulo Faustino - Estou a estudar a possibilidade de ir ao Brasil pela primeira vez, quiçá organizar um evento/seminário, e falar um pouco de algumas das coisas que se podem fazer na internet. Ganhar dinheiro é seguramente uma delas

Notícias Blogosfera - Essa era para ser feita logo de primeira, mas, faço agora. É casado?

Paulo Faustino - Sou solteiro e bom rapaz

Notícias Blogosfera - Paulo para fechar. Qual conselho daria para nós brasileiros, sobre, como ter um blog de sucesso?

Paulo Faustino - Um blog de sucesso está, quanto a mim, alicercado em 3 elementos essenciais: dedicação, investimento e paciência. Quem conseguir utilizar os 3 em simultâneo, irá com toda a certeza conseguir aquilo que deseja, dentro das suas competências, logicamente.

4 comentários:

  1. Excelente entrevista. O Paulo é realmente um bom exemplo de blogueiro bem sucedido. Seu blog é uma excelente fonte de conhecimento para quem tem ou quer ter um blog de sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista. O Paulo desenvolve um trabalho de excelente qualidade o que torna seu blog uma leitura obrigatória para blogueiros.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O Paulo Faustino é um exemplo de empreendedorismo na web e o Fique-Rico é uma aula para quem quer ter um blog de sucesso. Parabéns pela entrevista!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. O teu blog foi indicado por mim para receber o selo "Olha que blog maneiro!". Acesse o meu blog e veja as regras.

    ResponderExcluir

Vai deixar seu comentário? Lembre-se que analizamos cada comentário e dependendo de sua criatividade, você poderá ser nossa matéria principal no futuro!
Assine sempre com seu OPenID para podermos ver o seu blog ou site.