segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bodega Cultural, jornalismo opinativo em entrevista

Às vezes uma polêmica nos leva a conhecer blogs interessante. Foi assim que conheci o Bodega Cultural.
Seu autor, Carlinhos Medeiros, dono de uma opinião afiada, nos prende com assuntos de interesse na área da Política, mídia e variedades.
Além disso, sua opinião, também se estende ao mundo da Blogosfera. Em seu artigo "Blogueiros especializados em templates e seu melindres", ele gerou polêmica em relação aos metablogs.
Realmente um Blog que merece ser visitado e lido.

Notícias Blogosfera - Nome, onde mora e em que área atua fora da internet?

Carlos Medeiros - Me chamo Antônio Carlos de Medeiros, atualmente moro no Litoral Leste do Ceará, numa praia chamada Icapuí; atuo como jornalista e Editor do Jornal "O Ceará", um jornal regional, e presto assessoria na área de comunicação para algumas prefeituras locais.

Notícias Blogosfera - Nos diga qual o foco de seu blog?

Carlos Medeiros - Jornalismo opinativo focado em política e mídia. Mas criamos o blogue com a finalidade de combater o jornalismo de aluguel que ora é praticado no País, e que muitas vezes, por pura falta de interesse, passa despercebido à maioria das pessoas.

Notícias Blogosfera - Quando e porque resolveu ter um blog?

Carlos Medeiros - Em 2006, três anos após a primeira vitória de Lula, por entender que a mídia corporativa e conservadora estava fazendo uma oposição desleal, muito acima do tolerável, e por entender que brevemente a internet teria a mesma audiência que as TVs. Veja bem, uma coisa são as críticas a qualquer governo, que qualquer cidadão pode fazer, outra coisa é plantar mentiras sem a menor parcimônia, diariamente, de forma velada ou subliminar, contra um governo que até agora tem feito o dever de casa.

Notícias Blogosfera - O episódio com a Juliana Sardinha do Dicas Blogger, como começou, e qual foi o enredo da história?

Carlos Medeiros - Bom, como eu disse à própria Juliana, infelizmente ela serviu para ilustrar o artigo, mas poderia ser qualquer pessoa que se dispusesse a criar um blogue ou site para prestar serviços e se comportasse da maneira como ela se comportou, em relação aos visitantes. Descuidou da didática e não respeitou os iguais, só porque estes se mostraram limitados. Que é isso? Só porque tem o conhecimento precisa agir com grosserias? Me senti na pele daqueles coitados. Escrever errado, concordo, não é bonito, mas devemos ser tolerantes e corteses com as pessoas. Ora, se crio um blogue sobre receitas e as pessoas não entendem muito bem algum recado, e se utilizam dos comentários para perguntar, tenho mais é a obrigação de ser cortês com as elas. Os comentários são parte integrante dos artigos. Se não tenho paciência de lidar com o público, encerro o blogue ou bloqueio os comentários.

Notícias Blogosfera - Bodega Cultural é um nome original. Como surgiu o nome do blog?

Carlos Medeiros - Bem, as bodegas são extremamente populares aqui no Nordeste. Um local onde todos se reúnem para contar seus problemas e comprar, desde penicos e lamparinas até ervas para curar espinhela caída. Ainda por cima, servem de informadores popular. As notícias correm de boca em boca nas bodegas. E cultural porque expressam costumes, povo; a cultura viva em toda as suas nuances. Infelizmente existem os paradigmas que devem ser quebrados sobre cultura. Muita gente acredita se trata de musica, poesia, teatro, cinema, artes plásticas e só.

Notícias Blogosfera - Qual o retorno da sua audiência em relação a seus artigos?

Carlos Medeiros - Depende muito do artigo. Mas em media recebo cerca de 12 mil vistas/mês. Quando algum site como Vermelho, Fórum, Vi o Mundo, CMI, NovaE republica meus artigos com o link para o blogue, este número chega a duplicar.

Notícias Blogosfera - Defina o que venha ser um Jornalista de Opinião?

Carlos Medeiros - O Jornalismo opinativo, até hoje, é muito maltratado no âmbito acadêmico e mal visto pelos professores, mas ele se define nos editoriais que transmitem a opinião dos donos dos jornalecos, nos artigos assinados, nas resenhas, crônicas, cartas dos leitores e até mesmo através das ilustrações.

Notícias Blogosfera - Quais os objetivos e metas do Bodega Cultural?

Carlos Medeiros - Formar opiniões, preparar pessoas para o exercício pleno da democracia e a liberdade do livre pensar, onde o cidadão deixa de ser mero espectador para ser o principal ator social, e procurar profissionalizá-lo ao máximo, pois acredito ser possível transformar um blogue num veículo de informação tão crível ou mais que o jornais que estão aí.

Notícias Blogosfera - O que o Carlinhos Medeiros tem assistido ultimamente?

Carlos Medeiros - Não temos opção de cinema aqui na praia, e assisto muito pouco a TV. Os filmes de minha predileção são os chatos, aqueles sem ação, mas com doses maciças de genuflexão.

Notícias Blogosfera - Ultimo livro que leu?

Carlos Medeiros - Amós Oz "Contra o Fanatismo" –, após a invasão israelense contra o povo palestino.

Notícias Blogosfera - Sites que não deixa de visitar?

Carlos Medeiros - Vi o Mundo, Conversa Afiada, Vermelho, vários blogues, inclusive (e a partir de agora ) Notícias Blogosfera. Alguns jornais nacionais e o NY Times do qual sou assinante, para ver a quanto anda a política do Senhor Obama.

Notícias Blogosfera - Músicas que tem escutado e porquê?

Carlos Medeiros - Gosto muito de instrumental, (Jazz, Chorinho) e de MPB. Lenine tem se destacado em meu playlist, porque, cá pra nós, o Brasil bregou!

4 comentários:

  1. Bom, parabéns pelo seu trabalho. Estou preparado para ser moído dos pés a cabeça nos comentários, mas só peço para pouparem minha mãe. rsss!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela escolha do entrevistado. Acompanho o jornalista Carlinhos Medeiros muito antes de criar o bodega. É uma pessoa que defende seus princípios com unhas, dentes e letras, mas sobretudo de uma sensibilidade fora do comum.
    Aproveito para indicar suas obras musicais e poéticas. É só clicar seu nome nas ferramentas de buscas que acharão verdadeiras preciosidades publicadas.

    Um abraço e a partir de agora, serei uma leitora assídua do blogue.

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos, parabéns mais uma vez!

    Sou iniciante na blogosfera, ainda buscando um rumo para meu blog e sou constantemente agraciado com entrevistas e artigos sempre muito bem escritos.

    Grande abraço...

    ResponderExcluir

Vai deixar seu comentário? Lembre-se que analizamos cada comentário e dependendo de sua criatividade, você poderá ser nossa matéria principal no futuro!
Assine sempre com seu OPenID para podermos ver o seu blog ou site.