quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Entrevista com Rô do Bloggersphera. Imperdível!

Estou nervoso! Assim me sentia, quando eu e Rô, do Bloggersphera, começamos a entrevista. Não sei, talvez o msn tenha me deixado um pouco inibido. Mas não. Percebi que era a grande admiração que eu sempre tive pelo trabalho dela.
Dona do BlogALaCarte, (uma fonte de pesquisa para muitos blogueiros) Roseli Zanchetta, sempre se destacou na Blogosfera. Em papo particular (antes de começar a entrevista), fiquei surpreso, por ela confessar, que essa seria sua primeira entrevista.
Lógico, meu ego subiu às alturas. Eu deveria ter pedido: "Um tostãozinho da sua voz!", mas, a ansiedade era tanta, que nem me lembrei do pensamento. Então, com vocês... Rô do Bloggersphera.

Notícias Blogosfera - Seu nome inteiro e o que faz fora da internet?

- Meu nome é Roseli Zanchetta. Eu sou administradora com habilitação em comércio exterior e tenho uma empresa de consultoria que presta serviços para pequenas e médias empresas que não possuem depto de exportação/importação, ou que estão começando nessa área...

Notícias Blogosfera - E porque criou um blog? No começo qual foi seu objetivo?

- O primeiro blog que criei foi de culinária. Gosto de cozinhar e queria compartilhar algumas coisas. Mas não era um blog com muitas pretensões, as postagens não eram freqüentes, eu não conhecia nada de blogosfera. Isso foi em meados de 2007. Era só um local pra eu escrever, um hobby, um passa-tempo.
Depois que decidi mexer no template desse blog e descobri que eu era capaz de fazer muitas coisas diferentes é que me empolguei. Foi assim que nasceu o Blog a La Carte, cerca de um ano depois do Trivial (o blog de culinária).

Notícias Blogosfera - Sobre o Blog a La Carte. O que aconteceu realmente com ele? Você foi roubada?

- Minha conta de email do gmail foi hackeada. Eu cometi uma tremenda imprudência. Usei a mesma conta de gmail que eu usava para o blog, para todo o resto - redes sociais, msn, orkut, hospedagem de arquivos, ou seja.. tudo!!
Com isso meu email ficou vulnerável. De alguma forma conseguiram hackear. Essa é uma dedução minha, pois o google me acusou de estar usando o email pra fazer spam, o que nunca fiz e sempre tomei cuidado com emails que "redirecionam".
O blog não foi "roubado", inclusive continua no ar. Mas a conta do gmail que o acessava foi desativada, assim como alguns serviços atrelados à conta (google pages, google sites, picasa).

Notícias Blogosfera - E qual conselho você daria para os usuários em relação a este fato?

- Minha recomendação é usar para o blog uma conta do google exclusiva. E criar outra conta para outros serviços e contatos. Eu já possuía outras contas de gmail, mas a facilidade de concentrar tudo numa conta me fez esquecer dos riscos.

Notícias Blogosfera - Você está entre os 10 blogs, da plataforma Blogger, de maior sucesso. Tanto é verdade que seu novo blog, o Bloggersphera, atingiu pagehank 4 em tempo recorde. Como se senti em relação a isso?

- Surpresa! eu não sou exatamente o modelo de blogueira. Não sigo as recomendações usuais de comentar em blogs "famosos", de participar em redes sociais, foruns, etc. Como preciso administrar meu tempo pra poder cumprir minhas 3 "profissões" (dona de casa, consultora e blogueira), decidi por priorizar a construção de templates, escrever e publicar os tutoriais, e dar atenção aos leitores.
Eu não conseguiria pesquisar, estudar, preparar os artigos e além disso fazer o "social". Por essa razão eu fico surpresa e percebo que nem sempre precisamos seguir à risca as recomendações dos entendidos em "blogar"

Notícias Blogosfera - E para 2009, quais os planos da Roseli?

- Eu estudei muito nos últimos meses do ano passado. Essa sua área (web-design) me encanta! Como eu já tenho mais de 30 anos em comércio exterior, tenho muita vontade de mudar de rumo. Tem surgido uma boa quantidade de pedidos para desenho, tanto de blogs como de sites. Meus planos são continuar estudando para poder migrar definitivamente de área e trabalhar no que atualmente me traz mais desafio e incentivo, já que comércio exterior não me "empolga" mais. A questão financeira é a única coisa que me impede ainda de passar definitivamente a consultoria para meu sócio e mudar de área. Mas eu chego lá!! hehe

Notícias da Blogosfera - Algum site ou blogueiro que você admira?

- Já é público que a Ariane é meu modelo. E além dela a Amanda do Blogger Buster. Apesar de algumas diferenças (a filhinha da Ariane ainda é pequena, a minha já é adulta), vejo coisas em comum entre nós - donas de casa que começaram como curiosas e foram aprendendo na marra.

Notícias Blogosfera - Que sites tem visitado ultimamente?

- Nossa!! Eu passo quase o dia todo em frente ao computador. Leio praticamente tudo pelo leitor de feeds porque seria impossível visitar um por um. Mas os ultimos que visitei foram o blog do Cidão (Chronicles & Tales Unlimited), Notícias Blogosfera e sites de notícias (Globo, Uol, etc)

Notícias Blogosfera - Último livro que leu?

- Faz tempo que não leio um livro. Passo cerca de 14 a 16 horas em frente ao computador, quando saio, preciso descansar os olhos (chega uma idade em que temos dessas coisas - descansar isso ou aquilo... ahahahahah) mas o ultimo (ma-ra-vi-lho-so) que li, uns 3 ou 4 meses atrás foi "a menina que roubava livros" - é de tirar o fôlego.

Notícias Blogosfera - O que andou assistindo?

- Gosto muito de filmes. dificilmente vejo tv. O último filme que vi e recomendo é esse novo dos irmãos cohen... acho que é queime assim que ler... ou coisa parecida.. sou péssima pra nomes..

Notícias Blogosfera - Músicas que ouviu e em qual formato?

- Bom.. aí eu já escuto musica no computador o tempo todo. agora coloquei bob brown do zappa (que eu adoro e coloco pra repetir um montão de vezes). Minha biblioteca de musicas é composta basicamente de clássicos do rock, um pouco de mpb, e uma ou outra romântica.

8 comentários:

  1. eu é que sou tua fã, pelo teu esforço, dedicação, boa vontade e simplicidade. e esta, com certeza, é a primeira de outras tantas entrevistas. Parabéns pela escolha Marcelo, parabéns por seu trabalho, Rô.

    ResponderExcluir
  2. Em minha opinião, o grande diferencial da Rô é algo que ela mesma comentou nessa entrevista: a atenção dada aos leitores.
    Tanto isso acontece que nós, seus fiéis leitores, comentamos sempre no Bloggersphera, retribuindo um pouco do carinho e da gentileza que a Rô demonstra por todos nós.
    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Parábens pr Rô!!! Ela merece!!!

    Alberto publicou um post sobre.. Seja bem vindo ao Sexy Help Desk

    ResponderExcluir
  4. Bela entrevista. A Ro merece todo o nosso carinho!!

    ResponderExcluir
  5. Esta mulher é MARA! rs
    Sou fã e usuária de suas dicas.
    Escreve de um jeito fácil e direto, nunca imaginei que tivesse 3 profissões, rs.
    Merecia uma entrevista mesmo.
    Parabéns ao Notícias por ter escolhido tão bem a entrevistada e a ela por ser quem é.
    bjks
    Cristiane Fetter

    ResponderExcluir
  6. Estou começando agora com blog,gostei muito do blog dela, axei que ela da atenção a todos, tem humildade , tudo de bom a ela!

    ResponderExcluir
  7. Eu nem publiquei meu blog ainda, mas já li o blogersphera todinho. Acompanho até os comentários e gosto muito do jeito da Ro, parece que nunca tem tempo ruim pra ela, sempre atende a todos com muita simpatia e com extremo bom humor.

    Continue sempre assim, Ro, você tem muitos fãs que nem conhece.

    Bjs,

    Bia

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista! Parabéns à Rô pela dedicação e sucesso. Acompanho o blog dela também.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir

Vai deixar seu comentário? Lembre-se que analizamos cada comentário e dependendo de sua criatividade, você poderá ser nossa matéria principal no futuro!
Assine sempre com seu OPenID para podermos ver o seu blog ou site.