quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Além de ser famosa ainda ela é uma mãe

Não teria uma melhor definição para ela. Além de ser umas das celebridade da Blogsfera ela é uma mãe. Ariane dona do Blog Templates para Novo Blogger sempre surpreende a todos com seus artigos focados para o ensino de novas funções e desenho de templates para Blogger.
Apesar de muitos considerarem o Blogger o primo pobre do WordPress, existem pessoas, como ela, que se dedicam a melhorar a plataforma, mostrando que o primo pobre está entrando na classe média alta.
Se você não conhece o Blogger ou o que seja um Blog visite o Templates Para Novo Blogger e confira tudo sobre tutoriais, layout, funcionalidades. E melhor tudo de grátis.
A última novidade é o curso de Conversão de tema WordPress para Blogger/Blogspot. Este curso sempre foi aguardado pela comunidade Blogspot e ela está ministrando de forma impecável e de fácil assimilação. Aplausos pela iniciativa.
Confira agora entrevista dada para o Notícias Blogosfera com Ariane do Templates para Novo Blogger.

Noticias Blogosfera - Quando decidiu que seu blog seria um lugar de aprendizagem da plataforma Blogger?

Ariane - Isto nunca foi decidido, na realidade. Quando transferi alguns blogs meus do Weblogger para o Blogger, peguei a fase de mudança do sistema, que se transformou no que chamavam 'Novo Blogger', quando o XHTML foi adotado. Como não gostava de usar templates prontos, comecei a xeretar o código e a descobrir algumas coisas simples, por tentativa e erro e muita observação. Naquele tempo muitas outras pessoas que também usavam o Blogger me perguntavam como eu conseguia fazer mudanças no template e decidi então que seria mais fácil explicar o que ia descobrindo em um blog aberto à todos.

Noticias Blogosfera - Dizem que o Blogger é o primo pobre do WordPress. Você concorda com isso ou seria falta de informação dos usuários?

Ariane - Não concordo. Veja bem, as pessoas fazem confusão com o Wordpress. Para comparar, devemos colocar no mesmo patamar dois sistemas gratuítos e não misturar o uso do Wordpress em uma hospedagem própria. No Wordpress você não tem acesso aos códigos do template e fica limitado a fazer pequenas mudanças, como mudar a imagem do cabeçalho. O Blogger, além de ser gratuito e oferecer diversas funcionalidades, é fácil de utilizar e dá todo acesso aos códigos CSS e HTML.

Noticias Blogosfera - Fez algum curso na área de desenvolvimento? Se não como foi descobrindo os códigos do Blog?

Ariane - Curso nenhum. O que aprendo, como sempre deixo claro no meu blog, é xeretando, é errando muito até acertar, movida por curiosidade e persistência. Leio muitos tutoriais e apostilas e estou sempre me impondo um novo desafio.

Noticias Blogosfera - A maioria das pessoas pensam no Blog como forma de ganhar dinheiro. Acredita que isso seja possível apenas criando um Blog?

Ariane - Acredito que não seja a maioria não. Vejo muitos blogs sem nenhuma publicidade. Muita gente - a maioria mesmo - ainda escreve por prazer, ou talvez por que desconhece a possibilidade de ganhar dinheiro com isso, não sei.

Com um único blog acho muito difícil. Mesmo os chamados 'grandes blogueiros' que afirmam ganhar um bom dinheiro com blogs, geralmente tem mais de um.

Noticias Blogosfera - Quais blogueiros inspiram você ?

Ariane - Não me sinto inspirada por blogueiros mas admiro todos aqueles que dividem conhecimento generosamente, seja em blogs, sites ou fóruns. E isto inclue o seu blog.

Noticias Blogosfera - Quando um assunto ou tema chega ao fim. Como você busca inspiração para continuar a escrever artigos?

Ariane - Não consigo imaginar um assunto que possa chegar ao fim, mesmo. A não ser que seu blog seja apenas sobre o Big Brother ou a novela, não vejo como um assunto possa se esgotar. O que pode haver é uma estagnação do autor, que para de aprender, ler, se informar sobre o assunto. Eu vejo evolução em tudo, consequentemente, novidades.

Noticias Blogosfera - Já teve vontade de larga o Blog às moscas?

Ariane - Ah, eu tenho vários blogs às moscas! Blogs que atualizo uma vez por mes ou nem isso. É como eu disse acima, não é o assunto que se esgota, é a vontade. Eu me interesso por muitos assuntos mas sou de fases. E há fases em que abandono completamente alguns temas.

Noticias Blogosfera -. O que mais te deixa frustada. As pessoas que nem leem seus artigos e vem pedir ajuda para melhorar seus blogs ou ensinar detalhadamente e não receber nenhum valor em dinheiro por isso?

Ariane - A primeira opção. Primeiro por que eu nunca cobrei para ensinar ou explicar qualquer coisa. Remendei muitos blog de graça, muitos MESMO. E via isso como uma escola, um aprendizado. Nunca esperei remuneração, mas a falta de um simples obrigado, não publico, por e-mail mesmo, sempre me deixou chateada, admito. Hoje já não dou mais esta 'assessoria camarada', até por que não encontro mais tempo para isso. E por que geralmente quem pede por este tipo de ajuda (ir ao blog da pessoa, fazer pessoalmente ajustes) são os que não leem nada. Costumo afirmar que se eu, que não sou lá muito esperta, aprendi, qualquer um com vontade aprende.
Eu sempre vou achar o cúmulo do absurdo a pessoa me pedir para enviar por e-mail uma resposta que está exatamente no post em que ela deixou o pedido.

Noticias Blogosfera - A Blogsfera está cheio de Superes Stars. Você se considera uma delas?

Ariane - E por que eu seria? Quem sou eu? Em que eu contribui para a sociedade? Que importância tem ensinar a colocar uma nova coluna num template do Blogger? Eu não emito opiniões, não influencio a opinião de ninguém (e nem desejo), não participo de grupos, não colaboro nem nunca colaborei com a chamada Blogosfera... Super Star? Eu nem sei o que é isso. É um blogueiro que recebe muitas visitas em seu blog? E o que é muitas visitas? Dez mil? Vinte mil? Todos os meus blogs juntos não dão isso...
Eu vejo que as pessoas criam ídolos para depois odiá-los. Deus me Livre ser super star!

Noticias Blogosfera - PageRank tem qual grau de importância para Ariane?

Ariane - PageRank me dá uma idéia aproximada de quantos blogs linkaram o meu. Como o meu link vai no rodapé dos templates, sei que o PageRank do Templatese se deve exclusivamente à isso, o que me espanta bastante, por sinal.. Meus outros blogs, tadinhos, nem PageRank tem....

Noticias Blogosfera - Quantos Blog são de sua administração e divulgação?

Ariane - Acredito que hoje eu tenha em torno de uns 15 blogs ativos, fora os que não atualizo a meses.

Noticias Blogosfera - Pergunta que não quer calar. Seu Blog é sucesso confirmado. Não precisa dizer valores, mas você, hoje, conseguiria viver apenas de seus Blogs?

Ariane - Se fosse viver exclusivamente do que os blogs me rendem, estaria perdida. Meu blog mais popular, o Templates, não me dá nada. Imagina os outros....

Esta é Ariane, com seu jeito sempre modesto nos presenteou com está maravilhosa entrevista. Apesar dela dizer que não contribuiu para a Blogsfera, muitos dos templates espalhados pela internet são de sua autoria.
Se você está começando agora sua viagem pelo mundo dos Blogs não deixe de conferir o Blog Templates Para Novo Blogger.

3 comentários:

  1. Marcelo,
    A entrevista com a Ariane ficou muito boa. Gosto da sinceridade desta moça e apesar de ainda não ter me tornado um expert em códigos, prendi muitas coisas com as lições que ela oferece no Templates para Novo Blogger. Incrível, mesmo, a disposição dela para criar blogs: 15 ativos? Nossa! Os gêneros perfil, entrevistas e biografias são os meus preferidos. Através deles ficamos sabendo de muitas coisas de pessoas aparentemente comuns. E me dou o direito de discordar da Araine: dentro da blogosfera brasileria ela é, sum, uma Super Star. Uma professora maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Luiz, ela é uma das grandes personalidades dentro da Blogosfera. O que mais gosto nela é sua humildade, coisa que está meio difícil de se achar dentro de certo circulos de blogueiros.

    ResponderExcluir
  3. Está rolando o meme sobre os blogs que ajudam a blogar, que já, já, eu vou responder.

    Mas não poderia deixar de vir aqui babar-ovo nessa menina que não posso chamar de mãe, pois é bam mais nova do que eu, mas que já chamei de professora diversas vezes.

    Vou babar ovo mesmo! Em pouco mais de um ano e meio que venho "conhecendo" a Ariane a considero um modelo de blogueira, um modelo de pessoa, nunca se deixou levar por estrelismos e competições fúteis.

    Se hoje eu conheço um "cadinho" a respeito do Blogger eu devo primeiro ao TNB, que além de me ensinar a "mexer e fuçar" nos códigos, acabou me incentivando também a criar o Blog a La Carte e o atual BloggerSPhera.

    É isso - a Ariane é minha "ídola" e ponto! Babei tudo que tinha vontade! ahahaha

    Parabéns pela entrevista, e pela escolha da blogueira a inaugurar esta categoria no blog!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Vai deixar seu comentário? Lembre-se que analizamos cada comentário e dependendo de sua criatividade, você poderá ser nossa matéria principal no futuro!
Assine sempre com seu OPenID para podermos ver o seu blog ou site.